Dia 25 de novembro é o Dia Mundial do Doador de Sangue

24 de novembro de 2020 • Destaque, Marau, Saúde • Visualizações: 482

“Qual seu tipo? Seja o tipo que ajuda!”. Com este viés, o Hospital Cristo Redentor através de sua Agência Transfusional, lança campanha on-line de incentivo à doação de Sangue. Dia 25 de novembro, próxima quarta-feira, é o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada para reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem.

No Hospital Cristo Redentor, o setor de Assistência Social realizava ininterruptamente o Programa Doador Fiel HCR- uma vida pode estar em suas mãos”.  Através do programa, existe banco de dados com mais de 80 cadastros de marauenses doadores. A intenção, conforme explica o Diretor Administrativo do HCR, Marcelo Borghetti, é resgatar aos poucos o projeto, com o objetivo de incentivar a doação de sangue.

O sangue não tem substituto e por isso, a doação voluntária é muito importante podendo salvar muitas vidas, pois os componentes do sangue como as células vermelhas, plasma e plaquetas são separados e direcionados para pacientes com complicações distintas de saúde. Diariamente, inúmeros procedimentos médicos necessitam de transfusão sanguínea, daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações.

Atualmente funciona na instituição de saúde, a Agência Transfusional que coordena e destina a chegada e saída de componentes sanguíneos.  A agência mantém armazenado em estoque concentrado de hemácias e plasma fresco congelado. Esses dois hemocomponentes são fornecidos pelo Hemopasso de Passo Fundo, e atendem às necessidades transfusionais de pacientes internados no hospital.  Todo mês são realizadas aproximadamente 50 transfusões sanguíneas, conforme explicam os responsáveis pela Agência Transfusional. De acordo com Gilberto. L. Bido, gerente de enfermagem no HCR, “o setor mantém estoque mínimo de sangue para atender os casos de pacientes graves que necessitam reposição imediata de sangue.  As demais solicitações dependem de liberação do hemopasso”.

O Hospital Cristo Redentor por disponibilizar de uma Agência Transfusional, necessita repor esses hemocomponentes ao Hemopasso. Para que isso aconteça, é necessário a conscientização e colaboração da comunidade em doar sangue voluntariamente. Anualmente o hospital promove campanhas de doação de sangue. Neste ano, devido à pandemia, a campanha acontece de forma on-line. Conforme Mariana Spuldaro, Enfermeira Gestora da Agência Transfusional, o Slogan” qual seu tipo, partiu  da ideia de que independentemente do tipo sanguíneo, a ação voluntária de doar sangue é muito importante: “Seja o tipo que ajuda”, quer dizer que qualquer tipo sanguíneo é importante na doação, e que a ação de ajudar é o que qualifica o doador como o tipo solidário”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *