Roberta Bassani Federizzi

19 de julho de 2022 • Cidades, Cultura, Destaque, Marau • Visualizações: 588

A escritora marauense lançou o Livro “Farfalla” no mês de Maio na Casa da Cultura, onde apresentou a sua obra e na sequência fez uma sessão de autógrafos ao público presente no evento.

Roberta Bassani Federizzi é formada em Licenciatura em Educação Artística, Pós-graduações em: Arte-Educação e Arteterapia, Educação e Saúde; Mestrado em Educação; Doutorado em Letras.
Roberta foi professora de Arte e Língua italiana por quase 30 anos, da rede pública estadual e municipal de Marau e também docente do Ensino Superior (FABE- CESF-Farroupilha- UPF). Pesquisadora há mais de 20 anos. Agora como professora aposentada dedica seu tempo como escritora.

O que significa Farfalla?
Roberta –
Farfalla, em língua italiana, significa borboleta. Com este título podemos vislumbrar além da palavra que é sonoramente muito carinhosa, a questão das borboletas: suas fases e suas metamorfoses.

Como surgiu a ideia de escrever um romance que destaca também o mosaico marroquino?
Roberta –
Minha formação em Arte me possibilitou conhecer muitas expressões artísticas, entre elas o mosaico. Em sala de aula, promovia atividades evolvendo o mosaico, utilizando papel. Sempre percebi que essa arte nos dá a condição de perenidade, pois entre as artes visuais é uma daquelas que se mantem no tempo, isto devido a sua matéria prima, ser basicamente pedras, retalhos de azulejos e cerâmica.
Em 2017 visitei o Marrocos e fiquei muito impressionada conhecendo as ruínas de Volubilis, importante cidade romana estabelecida neste país. Nela avistei muitos pisos seculares em ótimo estado de conservação. Também neste país, na cidade de Fez, visitamos uma indústria cerâmica, onde acompanhamos toda a produção, deste a preparação da argila, até o cozimento em fornos de alta temperatura, bem como a produção, com pinturas e montagem de painéis lindíssimos, no estilo zellige, tradicional da cultura marroquina.
Mesclando esses saberes e outras vivências neste belo país ao norte do continente africano eu busquei inspiração nos mosaicos de artistas brasileiros, bem como da cidade de Ravenna, na Itália, onde estão monumentos que hoje são patrimônios da humanidade por contemplarem painéis gigantes com temáticas religiosas em mosaico.

Como se desenrola esta trama?
Roberta –
Este romance vem e vai no tempo. Vem e vai entre destinos e países, envolvendo o amor a cultura e a arte. Como borboletas que andam solitárias ou acompanhadas, assim é nossa protagonista, a brasileira Rosaura que desiludida com seu casamento, decidiu ir para o Marrocos estudar o mosaico típico o zellige.
Visitando as ruínas romanas de Volubilis, cidade ao norte do Marrocos, a mosaicista encontrou um painel temático que já vislumbrara em Ravenna, na Itália. Começa então a busca por compreender como poderia existir dois mosaicos idênticos em cidades tão distantes?
Viver no Marrocos lhe proporcionou conhecer Ahmed, além da redescoberta do amor também vivenciou belas experiências no deserto no Saara. A trama tenta desvendar o mistério, será que Rosaura consegue esse feito?

Notamos que o livro Farfalla é assinado por Robb Bass, como que surgiu este pseudônimo?
Roberta –
Eu publiquei alguns livros para criança e tenho projetos para outros mais, assim, resolvi, usar um pseudônimo para diferenciar, aos pequenos leitores, não maculando minha imagem, mesmo sabendo que são enredos e públicos diferentes.

Apesar deste ser o seu primeiro romance escrito, quais foram as outras obras que você já lançou?
Roberta –
Publiquei os livros: “Música folclórica italiana, cultura e identidade”, “Salame: uma história de sucesso em Marau” em parceria com o Ir. João Wohlfart; “Frei Exupério de La Compôte: a batuta da fé e da alegria”;
“Marau: recortes históricos de seus 65 anos” em parceria com as professoras Regiane Bortoloti e Maikyeli Orsatto Decesaro.
Publiquei para crianças: “Conto histórias que minha nonna contava para mim”, “Trigolindo”, “Panocina, a boneca de milho”, “Soja: um grãozinho importante…” em parceria com Mercedes Carrão-Panizzi e Francisco Martins

As pessoas que tem interesse em adquirir o livro Farfalla, onde o encontram?
Roberta –
No momento o livro está disponível comigo, pretendo, mais adiante, deixá- lo nas livrarias de Marau e região.
Podem entrar em contato:
Instagram: robebassani.escritora
Watts: 54- 99991-8228

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *