Caravana da Ilusão comemora 10 anos com programação especial em agosto

11 de agosto de 2021 • Cidades, Destaque, Teatro, Vila Maria • Visualizações: 1063

Por cada canto que passou, a Companhia Teatral Caravana da Ilusão foi deixando marcas e conquistando seu espaço, ao longo desses 10 anos de caminhada. Espalhar a arte com emoção e fantasia, através do teatro e da música sempre foi o carro-chefe da trupe. Chegou o momento de comemorar essa história de sonhos, emoções e alegrias. Durante o mês de agosto, a Caravana está com uma programação especial de aniversário, contando com oficinas diversas, apresentações musicais, inaugurações, exposição de arte, e estreia do novo espetáculo do grupo, Piratas.

No dia 30 de julho, foi realizado um Bingo em formato on-line, com transmissão pelo canal do Youtube, com diversas premiações obtidas por patrocinadores. Já no dia 02 de agosto, o Colégio Franciscano Cristo Rei recebeu os estudantes no início do segundo semestre com as Histórias Viajantes da Caravana, um formato de contação de histórias envolvendo música e teatro, assim como no próximo dia 13, que será realizada em São Domingos do Sul, durante a programação da 5ª Semana das Artes e dos Livros.

A programação continua no dia 16, com a exposição “Ricórdi di Legno”, reunindo obras de Avelino Consalter, na sala de exposição que leva o nome do artista local, dentro da Cantina da Arte – Espaço cultural, em Vila Maria. A mostra será transmitida pelo canal no Youtube e terá visitas presenciais de estudantes das escolas do município. Dia 20 será a vez das atividades práticas na Cantina da Arte, através da Oficina de Teatro, pela manhã, com o ator e diretor artístico Eveh Bonato, e de Maquiagem Artística, à tarde, com a maquiadora Mariele Malaquias. Ambas serão abertas para a comunidade, com inscrições antecipadas.

No dia 27 será o evento de Inauguração oficial da Cantina da Arte, a sede da Caravana da Ilusão, que, devido aos protocolos de segurança, será restrita a autoridades locais. No dia seguinte, pela manhã acontecerá a Oficina de Artes Circenses, com o acrobata e ginasta Zeca Padilha (ex-integrante do Cirque Du Soleil) e o artista circense e acrobata Jeferson (Pepi KO). À noite, a inauguração do Ônibus-Palco com a estreia do espetáculo Piratas, em frente à Cantina da Arte, em espaço aberto, podendo receber o público para assistir, mantendo o distanciamento e a utilização da máscara.

Para encerrar essa programação, uma live ao vivo com os personagens da websérie Via de Vanti, vai trazer muitas gargalhadas na noite de 30 de agosto, às 19 horas, sendo transmitida pelo canal no Youtube, youtube.com/c/caravanadailusao.

A história da Caravana da Ilusão começou na escola, num formato de Oficina de Teatro com alunos da EMEF Carmela Dutra, sob coordenação de Eveh Bonato. Mais tarde, como Grupo Teatral, Eveh levou o título de diretor artístico, cuidando do roteiro, figurino e equipe de atores. Moisés Zafari passou a integrar o grupo como Diretor Musical, cuidando de toda a parte sonora e da banda que, em diversos espetáculos, realiza a trilha sonora ao vivo, como os espetáculos natalinos Mystika, que durante seis anos, contaram histórias diversas, mostrando o verdadeiro sentido do Natal e a importância de resgatar valores como o amor, a união, a paz e harmonia entre as pessoas.

Em 2020, com as atividades praticamente paradas, por motivo da pandemia, a Cia Teatral ganhou um novo espaço para sediar suas atividades, a Cantina da Arte. Assim, encontrou uma forma diferente de manter seu contato com o público, criando suas primeiras webséries, transmitidas pelo canal do Youtube. Via de Vanti, mostrou de forma cômica, uma família de descendência italiana, moradora do interior de Vila Maria. Em A Rosa dos Pampas, o tom foi de suspense, com uma narrativa que contou a lenda da Salamanca do Jarau (Teiniaguá).

No ano de 2021, a Caravana da Ilusão recebeu o título de Ponto de Cultura, com reconhecimento nacional.

Sobre o novo espetáculo, Piratas, o mesmo já está sendo considerado um marco na trajetória da Caravana, trazendo um novo jeito de contar suas histórias. O ônibus-palco e o estilo de teatro de rua são as grandes apostas dessa comédia. Apresentado originalmente em 2013, o espetáculo passou por grandes transformações no roteiro, recebendo novos personagens e novas histórias, além das novidades na trilha sonora. No elenco, Geisi Decarli (Capitão/ Princesa Scarlet), Elisandro Matos (Akyn), Eveh Bonato (Bucanero), Letícia Durante (Wolly), Camile Bernardi (Soninha Caolha) e Maria Isabel da Silva (Lorde Rufoso/ Papagaio/ Arauto). Na trilha sonora (ao vivo), Moisés Zaffari, Paulo Eduardo Macedo, Miguel Franciscão, Lucas Enderle, Elvis Freitas, Gustavo Dalchiavon, Mariana Lodi e Amanda Eduarda Scariott.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *