Para não elogiar, jornalista inventa termo “despiora” sobre economia e vira piada

9 de junho de 2021 • Economia, Últimas Notícias • Visualizações: 498

Na manhã desta quarta-feira (09), o jornalista da Folha de São Paulo acabou virando piada no Twitter, depois de lançar no jornal sua coluna onde usa o termo “despiora” para se referir à economia.

Não se sabe exatamente o que motivou o jornalista a criar o termo, mas o mais provável é que sua desavença com o governo seja a melhor explicação.

A tal “invenção”, não parece ser algo simplesmente retirado da cabeça dos usuários das redes sociais. Segundo o professor de Língua Portuguesa, Rogério Batalha, o verbo “despiorar” não está nos dicionários e, portanto, poderia ser caracterizado como um termo inventado, ou um neologismo.

Não é a primeira vez que o jornalista lança o termo engraçado. O “malabarismo” retórico já foi usado em uma outra oportunidade. Em julho de 2020, o país teve outra melhora na economia, fazendo com que o jornalista evitasse falar sobre o fato, usando mais uma vez o termo “despiora” em sua coluna, com um texto entitulado “Bolsonarismo perde, Bolsonaro ganha”, em uma tentativa do que parece ter sido evitar comentar que o país teve uma melhora econômica com a atual gestão. A manobra, é claro, não foi perdoada e virou também virou piada entre os internautas leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *