Testes de Coronavírus serão disponibilizados para marauenses.

16 de julho de 2020 • Cidades, Marau, Saúde, Últimas Notícias • Visualizações: 116

Todas as pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal terão disponível a testagem.

O município de Marau em parceria com o Governo do Estado, estará fornecendo à população o teste via PCR para detectar a presença do Coronavírus no organismo.
O teste estará disponível para todas as pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal (febre, tosse, coriza, dor no corpo) e buscarem atendimento na Unidade de Sintomáticos Respiratórios da Secretaria de Saúde. Após a avaliação do paciente, o médico poderá solicitar a realização do exame.
Vale destacar que para detectar o vírus, é necessário pelo menos de 3 a 7 dias de sintomas. Antes disso, o resultado pode informar um falso negativo.
Também está disponível para os pacientes que procurarem a unidade, o Teste Rápido adquirido pela Prefeitura de Marau, que detecta os anticorpos da doença. Porém, para um resultado confiável, o período de espera até a realização, deve ser entre 10 a 14 dias após o início dos sintomas.
Ambos os testes são oferecidos de forma gratuita, porém, destaca-se que é necessário dar entrada pela rede pública de saúde, na Unidade de Sintomáticos Respiratórios, que fica anexa à Secretaria Municipal de Saúde.
As consultas no local são agendadas diariamente, a partir das 6h da manhã, através do número 156.
A partir do mês de agosto, a previsão é que os testes sejam ofertados também para os familiares da pessoa infectada que busque atendimento.
PCR
O RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), é considerado o padrão-ouro (referência) no diagnóstico da Covid-19. A confirmação é obtida a partir da detecção do vírus, processo dado pela transformação do RNA, molécula responsável pela síntese de proteínas das células do corpo.
O exame exige pedido médico e a metodologia consiste na análise de uma amostra que é coletada por raspagem no nariz ou na garganta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *