Doação de Sangue: marauenses dedicam tempo à prática da solidariedade

26 de junho de 2019 • Cidades, Marau, Saúde, Últimas Notícias • Visualizações: 181

No dicionário, a palavra solidariedade significa ‘um ato de bondade e compreensão com o próximo, cooperação mútua entre duas ou mais pessoas’. Foi com esse propósito que na manhã de hoje (26), um grupo de marauenses esteve no Hemopasso em Passo Fundo, fazendo a doação de sangue. 24 pessoas compareceram no local para a doação, porém destas, seis que realizaram a triagem ficaram impossibilitadas de doar devido à falta de algum critério específico exigido.

A campanha foi iniciativa do Hospital Cristo Redentor e teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Ronda Jovem 2019, do CTG Felipe Portinho.

As bolsas do sangue coletado, irão auxiliar na reposição junto ao Hemopasso. A Agência Transfusional do Hospital Cristo Redentor mantém armazenado em estoque concentrado de hemácias e plasma fresco congelado. Esses dois hemocomponentes são fornecidos pelo Hemopasso de Passo Fundo, e atendem às necessidades transfusionais de pacientes internados no hospital.

Segundo Mariana Spuldaro, Enfermeira Gestora, responsável pela Agência Transfusional do HCR, “somente no mês de maio foram transfundidas 62 bolsas de sangue, sendo em crianças, jovens, adultos e idosos, tanto do município de Marau, quanto da região.

Levando em conta o baixo estoque no Hemopasso, especialmente nesta época do ano, o Hospital Cristo Redentor estará anunciando em breve uma nova campanha. Interessados em doar podem deixar o nome em lista de espera, através do telefone (54) 3342-9400 (DHO- Setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional).

Por Kelly Regina Filippi/HCR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *