Prefeitos da região participaram de Missão Técnica nos EUA

19 de novembro de 2018 • Cidades, Últimas Notícias • Visualizações: 208

Chefes do Executivo de 13 municípios, incluindo Marau, estiveram nos EUA para conhecer iniciativas de revitalização de cidades, mobilidade urbana e desenvolvimento sustentado no conhecimento

Reestruturação, recuperação e revitalização de cidades, mobilidade urbana e estudos sobre Cidades do Conhecimento (conceito que designa o desenvolvimento de cidades com base no conhecimento) foram os temas explorados por uma comitiva de 12 prefeitos e um vice-prefeito da região em missão técnica que percorreu as cidades de Little Rock, Chicago, Detroit e Washington, nos Estados Unidos, realizada de 3 a 13 de novembro. De acordo com a assessora da Assessoria de Desenvolvimento Regional da Universidade de Caxias do Sul (ADRE-UCS), Maria do Carmo Quissini, a iniciativa teve como objetivo “oportunizar novos conhecimentos e experiências que possam contribuir com as ações desenvolvidas no âmbito dos municípios, tendo em vista o atendimento das demandas da coletividade”. A ADRE e a Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais da UCS (ARINT) foram as organizadoras do roteiro de visitas e demais atividades, a partir de demanda apresentada à Universidade pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). Esta foi a sétima missão internacional da Amesne coordenada pela UCS.

O Roteiro

A visita se iniciou pela cidade de Little Rock, Arkansas, onde a delegação chegou no domingo, dia 4, com reuniões com o prefeito Mark Stodola e na Câmara de Vereadores, e, depois, com o comitê executivo da Liga de Cidades do Estado de Arkansas. Na terça, dia 6, o grupo se deslocou para Chicago, no Estado de Illinois, onde, no dia seguinte, manteve encontros na Depaul University e no Setor de Promoção Comercial e de Investimentos do Consulado-Geral do Brasil, nas quais receberam informações sobre os serviços prestados à comunidade brasileira. O destino seguinte foi Detroit, no Estado de Michigan, no dia 8, com recepção na Prefeitura local e reuniões na Wayne State University e com a diretora-executiva da Midtown Detroit, organização de planejamento e desenvolvimento sem fins lucrativos, além de visita ao Museu da Ford. No sábado, dia 10, a comitiva brasileira foi para a capital nacional, Washington, onde houve uma reunião na Liga Nacional das Cidades Norte-Americanas seguida de visita à Embaixada do Brasil, com recepção do embaixador Sérgio Amaral. Por fim, os prefeitos estiveram na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em reunião com o diretor para Assuntos do Brasil, José Guilherme Reis. Neste encontro, a representação da Amesne solicitou a possibilidade de transferência de recursos para projetos de tecnologia em mobilidade urbana e conectividade nos municípios do Nordeste gaúcho. Ainda em Washington a comitiva esteve na sede da Associação Internacional de Cidades Irmãs, da qual Caxias do Sul faz parte. O embarque de retorno ao Brasil ocorreu na terça, dia 13.

Integrantes da comitiva regional:

Prefeitos

* Adair Zecca (Vista Alegre do Prata)

* Adenir José Dallé (Monte Belo do Sul)

* Antonio Cettolin (Garibaldi)

* Geri Angelo Macagnan (São Valentim do Sul)

* Jorge Pivotto (São Jorge)

* Jairo Roque Roso (Montauri)

* José Maximino Spanhol (Protásio Alves)

* Lídio Scortegagna (Flores da Cunha)

* Rui Carlos Gouvea (vice, Marau)

* Valdir Carlos Fabris (Guaporé)

* Vilmor Carbonera (Vila Flores)

* Volnei Minozzo (Nova Prata)

* Waldemar de Carli (Veranópolis)

Amesne

Sergio Olimpio Rasador, secretário-executivo

UCS

* Fabíola Sartori, coordenadora da Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais

* Ana Cristina Facchinelli – coordenadora da pesquisa ‘Observatório do Desenvolvimento Baseado em Conhecimento’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *